Tirocínio - Programa de Mestrado FAMAM

Tirocínio

INSTRUÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE TIROCÍNIO DOCENTE (20 horas)

1. O Tirocínio Docente é uma atividade curricular do Programa de Mestrado.

2. O Tirocínio ou Docência em Ensino Superior deverá ser desenvolvido em atividades de graduação, com a finalidade de preparar o/a estudante para a atividade docente.

3. O/a estudante deverá participar do planejamento da disciplina e ser responsável por ministrar 20h/aulas com o acompanhamento do(a) docente titular da disciplina.

4. Obedecendo ao calendário acadêmico de cada semestre letivo, o estudante deve:

  • a) Protocolar requerimento, com anuência do(a) orientador(a), solicitando realização do tirocínio, indicando a disciplina e o curso em que serão ministradas as aulas.
  • b) Após encaminhamento do requerimento pela Coordenação do Mestrado à Direção Acadêmica, o estudante deverá comparecer à Coordenação do Curso para conhecimento da dinâmica da disciplina e da turma.
  • 3. Após a realização do Tirocínio:

  • a) Requerer o aproveitamento da atividade – tirocínio docente –, anexando a seguinte documentação:
  • I. Relatório Técnico das atividades desenvolvidas No Relatório devem constar os seguintes itens: - Introdução - Informações básicas (disciplina, carga horária, docente, curso, dia(s) e horário(s) de aula) - Caracterização da Turma - Conteúdo Programático desenvolvido - Informar Frequência e Avaliação dos alunos - Relato contendo a avaliação da experiência na docência - Anexar freqüência assinada pelo(a) aluno(a) e professor(a) regente
  • II. Parecer do professor da disciplina (no próprio relatório).
  • III. Parecer do orientador (no próprio relatório).
  • 4. O estudante que acumula experiência docente em nível superior, nos últimos 5 anos, deverá solicitar a dispensa de tirocínio e, á luz do Colegiado, poderá ser dispensado.

    5. O formulário de Requerimento encontra-se disponível na Secretaria do Programa. Governador Mangabeira, 20 de janeiro de 2016.

     

     

    Famam
    Capes
    Fapesb
    Universidade Salamanca
    Instituo Cervantes
    Plataforma Brasil
    PLataforma Sucupira

     

     

    Faculdade Maria Milza. Todos os direitos reservados.
    Rodovia BR-101 - Km 215 - Governador Mangabeira - BA - 44350-000 - Caixa Postal 53
    Tel: (75) 3638-2119 / (75) 98829.5104 / (75) 98829.5906